A Aida está presente em 60 países e tem promovido a divulgação de assuntos relativos ao direito dos seguros

Resolução Alternativa de Litígios de consumo


Ver Mais

Missão

É uma associação sem intuito lucrativo e com duração ilimitada, com o fim de promover e desenvolver a cooperação entre os seus membros a nível internacional e de intensificar o estudo e o conhecimento do direito dos seguros nacional e internacional e de outra matérias com ele relacionadas e ainda de propor a adopção pela indústria de seguros de medidas a nível nacional ou internacional conducentes à harmonização do direito dos seguros ou dos meios de resolução de litígios emergente de seguros.

Outra vertente importante desta Associação tem sido proporcionar instrumentos valiosos ao estudo nesta área procedendo, ao longo da sua existência, à compilação de documentação e promoção, realização e organização de cursos, conferências, reuniões, colóquios e congressos.

Em Portugal, a Aida-Portugal está sediada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, depois de ter nas instalações da APS (Associação Portuguesa de Seguradores), após ter estado no ISP (Instituto do Seguros de Portugal).

A Aida-Portugal teve nos últimos anos uma período de menor actividade do qual já começou a sair. Na sua actuação corrente salientam-se a organização de congressos Luso-Espanhóis (alternadamente em Lisboa e Madrid) e de conferências ou palestras temáticas sobre direito de seguros (Assimetria de Informação nos Seguros, pelo Prof. Doutor Fernando Araújo, da Faculdade de Direito de Lisboa; D&O Insurance, pelo Prof. Doutor Pedro Pais de Vasconcelos da Faculdade de Direito de Lisboa; O Seguro de Responsabilidade Civil dos Administradores de Sociedades Comerciais, pelo Bastonário Dr. Júlio Castro Caldas; O Seguro de Responsabilidade Civil dos Advogados, pelo Prof. Doutor Pedro Romano Martinez da Faculdade de Direito de Lisboa e pelo Dr. José Luís Caldas, advogado) e ainda sobre o Sistema da Carta Verde e Direito da União Europeia, nos auditórios da APS ou da Companhia de Seguros Lusitania. Realizou-se um Colóquio sobre e Nova Lei do Contrato de Seguro, passado um ano da sua entrada em vigor.

_

Constituição
Luxemburgo, Abril de 1960

Secção Portuguesa
Lisboa, Janeiro de 1970

A quem se destina
Empresas, Advogados, Consultores e a todos quanto possam ter interesse e responsabilidades na área do Direito dos Seguros.